Mostrar mensagens com a etiqueta Horta Pedagógica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Horta Pedagógica. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Biofesta


Todos os anos há a Biofesta.
Isto são ervas de cheiro.

Isto são plantas e limões para vender.

Estes são os cartazes da EB1 Nº1 da Moita.

Este é o nosso cartaz, com as plantas que fotografámos.
A nossa escola ficou em 3.º lugar no concurso da compostagem.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

kamut e centeio - Cereais


Mais dois cereais que passámos a conhecer: o kamut e o centeio.
O kamut é um tipo de trigo antigo que estava extinto, mas foram encontradas algumas sementes num túmulo de um faraó que foram semeadas e germinaram, quase 2 mil anos depois...
Deste modo temos uma semente que não foi alterada geneticamente.

Estava um pouco difícil encontrar o centeio, mas já conseguimos!
É um pouco mais escuro do que os outros, como podem ver na imagem anterior.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mais um petisco: cenouras e alfaces


Arrancámos as nossas cenouras e também uma alface.

Lavámos as cenouras para depois comermos cruas.

Com a alface fizemos uma salada muito boa.
Experimentem comer cenoura crua e salada de alface, que vão ver que é muito bom!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cozinhar as nossas favas


Apanhámos as nossas favas porque já estavam boas.

Juntámos muitas para fazer um petisco.

Descascámos às favas e eram muitas, vejam só...

Depois as favas foram cozidas.
Juntámos atúm, coentros, alho e azeite.

Ficaram óptimas e descobrimos que gostámos deste petisco.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais plantações na horta


Tivemos mais uma visita das técnicas da Câmara Municipal que nos trouxeram algumas surpresas.
Para além de muitas plantas estivemos a ver e a participar num teatro.

O teatro era sobre duas lagartas que gostavam muito de comer plantas na horta. Uma vivia numa horta que tinha muitas plantas do mesmo tipo. Então ela começou a comer, a comer, a comer e só parou quando ficou muito grande, muito gorda e se transformou em borboleta. Mas antes ainda teve tempo de pôr muitos ovos, de onde nasceram muitas lagartinhas que destruiram as plantas todas.

A outra vivia numa horta que tinha diferentes tipos de plantas. Então começou a comer e quando foi à procura de outra planta para comer, foi parar a uma folha da qual não gostou do sabor. Então teve de ir para outra planta, mas também gostou do sabor das folhas. A pobre lagarta não conseguiu ficar gorda nem pôr muitos ovos...

Depois fomos para a nossa horta e estivemos a plantar o que nos trouxeram, tentando fazer com que as plantas ficassem todas misturadas, como no teatro.