quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pão-por-deus

Pão-por-Deus



Em Portugal, especialmente na zona centro e estremadura, no dia 1 de novembro ou de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas, ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva-doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes. São vários os versos para pedir o pão por Deus.


Site consultado: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o-por-Deus

Reportagem- Pedido de pão por Deus ainda é tradição no 1 de Novembro

Segue o link e vê a reportagem     Pão-por-Deus


Halloween

A noite de 31 de Outubro é muito especial - é o Halloween - que designa "Noite dos Santos", a noite antes de "Todos os Santos" ou do "Dia de Todos os Santos".


Esta celebração começou na era pré-cristã. As pessoas acreditavam que no Halloween as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinha vivido. Esta é a história tradicional.

Na Grã-Bretanha, o Halloween não é uma celebração assustadora, é altura para divertimento. Há muitas festas. As pessoas mascaram-se de bruxas, fantasmas, Drácula ou Frankenstein.

Na América há uma tradição diferente. Chama-se "TrickorTreat" (doce ou partida). As crianças e adolescente mascaram-se e vão bater à porta dos amigos e vizinhos e dizem "TrickorTreat". Estes dão-lhes doces ou fruta ("treat"). Se isso não acontecer, as crianças pregam uma partida ("trick").

Muitas casas têm, à porta da rua, lanternas feitas de abóboras. A abóbora é esvaziada e são feitos buracos para os olhos, nariz e boca;depois é acesa uma vela lá dentro.

Sites consultados:http://www.minerva.uevora.pt/netdays99/celebrar/products/halloweenp.htm

http://www.google.pt/imgres?q=halloween&start=166&h(...)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

terça-feira, 14 de junho de 2011

O Sol maluquinho


O sol maluquinho está a sorrir para a Sofia.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Gostámos de andar de barco e outros meninos andaram de canoa.

Muitos queriam espadas, a M. queria um laço e a J. também queria.

Havia pinturas para pintar as caras.

Os bombeiros tinham uma carrinha para ir ajudar quem tem acidentes de carro.
Tinham uma pinça para abrir os carros.

E uma mangueira para apagar fogos em carros.

Andámos nos insufláveis, foi difícil subir as escadas, mas foi muito divertido.

Destaques para o Diário de Notícias


No livro "O rapaz e o robô" diz que um jornalista do Diário de Notícias viu o João a salvar o menino que caiu ao rio.
Estivemos a ver o jornal (e outros jornais) e depois fizemos alguns destaques para a capa do jornal:
- João salva desconhecido.
- Refila por causa do skate.
- Menino salva mal agradecido.
- Ralha por não salvar skate.
- João salvou menino mal agradecido.
- Coragem no rio.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Faísca - O rapaz e o robô


O cão do João chamava-se Faísca.

A tia Engrácia é que deu um cão ao João.

O João adorava cães.

O cão não gosta de máquinas.

O Faísca era o melhor amigo do João.

O cão tinha uns olhos húmidos no Centro Comercial, depois de o pai do João o ter devolvido.

terça-feira, 24 de maio de 2011

A Biofesta


Todos os anos há a Biofesta.
Isto são ervas de cheiro.

Isto são plantas e limões para vender.

Estes são os cartazes da EB1 Nº1 da Moita.

Este é o nosso cartaz, com as plantas que fotografámos.
A nossa escola ficou em 3.º lugar no concurso da compostagem.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Comportamentos do João - O rapaz e o robô


O João tentou fazer coisas para agradar às meninas...
O rapaz estava a dançar com a Marta, mas o rapaz estava sempre a pisá-la.

O João estava sempre a meter perfume para ver se as meninas gostavam dele.

Quando oferecia rosas às meninas, elas picavam-se e ficavam chateadas.

O João estava a comprar doces para oferecer, mas as meninas estavam sempre a dizer que estavam de dieta.

E as meninas diziam ao João que o cabelo com gel, parecia que tinha saído do esgoto.

Depois elas não gostavam no João.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Presentes para o Dia do Pai


Eu fiz um porquinho da índia para o meu pai. (B.)

Nós fizemos em barro os presentes do Dia do Pai.


Foi um prazer dar-te este presente.


Parabéns pai!


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Trigo serraceno e milho de pipocas - Cereais


Já conhecemos mais 2 novos cereais: O trigo serraceno e milho de pipocas.

Agora só falta irem para a horta da EB1 N.º 1 da Moita.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Recortes com papel colorido


Nós estivemos a recortar papel com cores.


Vocês gostaram?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

kamut e centeio - Cereais


Mais dois cereais que passámos a conhecer: o kamut e o centeio.
O kamut é um tipo de trigo antigo que estava extinto, mas foram encontradas algumas sementes num túmulo de um faraó que foram semeadas e germinaram, quase 2 mil anos depois...
Deste modo temos uma semente que não foi alterada geneticamente.

Estava um pouco difícil encontrar o centeio, mas já conseguimos!
É um pouco mais escuro do que os outros, como podem ver na imagem anterior.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Copiar desenhos na Matemática


Estivemos a copiar desenhos feitos numa quadrícula.

Depois contámos os quadrados.